
A indústria metalúrgica enfrenta uma forte concorrência e está sujeita a rigorosos controles. As soluções desenvolvidas pela Air Líder possibilitam a harmonização de produtividade e custos com as pressões ambientais, desde a redução de minério e reciclagem de metais, passando pelo refino, moldagem, reaquecimento e conformação dos metais, até o tratamento térmico.
Combustão
O processo de combustão da Air Líder é baseado em queimadores que trabalham com oxigênio puro (no lugar de ar) e qualquer combustível sólido, líquido ou gasoso de forma automatizada. As técnicas da combustão com oxigênio são basicamente três: enriquecimento do ar de combustão, lanças de oxigênio sob chama ou queimadores 100% a oxigênio. Os queimadores podem ser do tipo cerâmico ou metálico.
Refino
Em conversores e fornos a arco elétrico, o metal fundido é refinado pela injeção de oxigênio por meio de lanças de alta pressão. Com a injeção de oxigênio é possível ajustar a composição química final do metal, de acordo com as normas e exigências do mercado.
São injetados nitrogênio e argônio por meio de tampões porosos nas panelas ou no fundo do forno, o que permite a homogeneização da composição química e da temperatura, bem como a eliminação de inclusões não metálicas.
Tratamento Térmico
A Air Líder desenvolveu atmosferas sintéticas de alta pureza, específicas para cada tipo de tratamento térmico. As atmosferas sintéticas apresentam vantagens técnicas, econômicas e de segurança, quando comparadas com as atmosferas obtidas por meio de geradores ou dissociadores de amoníaco.
Polimento
Muitos fabricantes de vidro prensado e artístico ainda utilizam ácidos no processo de acabamento. A Air Líder desenvolve queimadores flexíveis, que podem ser acoplados em máquinas, melhorando de forma simples e silenciosa o trabalho de acabamento dos vidros. O queimador utiliza oxigênio misturado com gás natural, propano ou hidrogênio. Os defeitos superficiais do vidro desaparecem graças a uma fusão rápida e controlada. Isto resulta em um vidro mais brilhante e suave ao tato. Além disso, elimina o uso de ácidos nocivos ao meio ambiente.